Buscar por:  

Conheça a CSBM

A Câmara Setorial de Bombas e Motobombas congrega as máquinas utilizadas para movimentar e elevar fluidos incompressíveis(líquidos viscosos ou não). Estas máquinas recebem energia de uma fonte motora qualquer e cedem parte desta ao fluido, isto é, aumentam a pressão do líquido e a velocidade, sendo que as com motor incorporado classificam-se como motobombas, turbobombas, eletrobombas. Segundo seu funcionamento, dividem-se em três grandes categorias:centrífuga, rotativa e alternativa. 

Este setor interage com outros segmentos industriais, atendendo dentre outros, a indústria química e petroquímica, de saneamento básico, etc.


Nossa História

Sua origem é datada de 10 de novembro de 1960, ocasião em que fabricantes de bombas constituíram um Grupo de Trabalho para tratar de problemas em comum. O primeiro tema abordado foi o aumento de preços dos insumos.

Em maio de 1986 passou a se chamar Departamento Nacional e definiu-se como objetivo unir fabricantes de bombas, motobombas, turbobombas e eletrobombas na defesa dos interesses do Setor.

A denominação Câmara Setorial de Bombas e Motobombas foi dada em novembro de 1998, em atendimento à decisão da Diretoria da Abimaq

Para possibilitar o acompanhamento do mercado, a CSBM realiza mensalmente pesquisa entre as associadas e elabora Estatística de Vendas de Equipamentos, Peças e Serviços.

Durante as reuniões ordinárias é realizado uma rápida sondagem conjuntural para avaliar as tendências de mercado para o Setor.

Além disso, periodicamente são analisadas as informações obtidas junto ao SECEX de importação e exportação das vinte a quatro principais posições tarifárias, do Setor, na Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM. 
by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2017 Todos os direitos reservados.

Av. Jabaquara, 2925 - Mirandopolis - CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6368 - Fax: (11) 5582-6379