Buscar por:  

Conheça a CSEI

A adoção da irrigação contribuisensivelmente para o desenvolvimento do agronegócio, com geração de renda edesenvolvimento humano. Desse modo são nítidas as necessidades de políticas eações que promovam e fomentem o desenvolvimento da agricultura irrigada.

Estas necessidades sãotrabalhadas pela CSEI - Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação nasdiversas esferas governamentais, como setor estratégico para o país e para ofuturo da agricultura, pois além de assegurar a produção agrícola, contribuipara o aumento da produtividade de grãos por hectare. O setor de equipamentosde irrigação congrega as indústrias que detém tecnologia na fabricação deequipamentos destinados à irrigação convencional, localizada e mecanizada.

A CSEI, criada em 1994, congregaempresas do setor de irrigação que fabricam produtos como carretéis enroladores,pivôs centrais e lineares, sistemas de gotejamento e micro aspersão, aspersãoconvencional, bem como, partes e componentes desses sistemas.

A CSEI tem primado peladivulgação da necessidade do desenvolvimento de uma agricultura sustentável,com o uso inteligente e racional dos recursos naturais, possível graças atecnologia agregada aos modernos sistemas de irrigação.

E quando se fala em tecnologia,hoje no Brasil se produz equipamentos de irrigação de última geração quemaximiza o aproveitamento da água, como os largamente utilizados em países debaixa disponibilidade hídrica como Israel, E.U.A. e Arábia Saudita.

Toda esta tecnologia estádisponível e a serviço da agricultura, gerando maior garantia de colheita pelaredução do fator risco, causado por problemas climáticos desfavoráveis, comotambém pela possibilidade de utilização do solo durante todo o ano,proporcionando oferta de alimentos e outros produtos agrícolas comregularidade, diminuindo a sazonalidade e proporcionando preços mais favoráveisao produtor rural.

Portanto, a irrigação tantodireta quanto indiretamente otimiza a produção agrícola, o uso mais racional eintenso de máquinas, implementos e mão-de-obra, funcionando também como indutorde novas tecnologias de produção como a quimigação (aplicação de defensivo oufertilizante através da água da irrigação), além de ser de comprovadaeficiência na conservação do solo.

Sendo por este e outros aspectosa resposta imediata para as necessidades do agronegócio no que se refere tanto aquantidade quanto a qualidade da produção agrícola.

by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2019 Todos os direitos reservados.

Avenida Presidente Vargas, 2001 - Sala 138 - Jd California - CEP: 14020-260 - Ribeirão Preto - SP
Tel: (16) 3941-4113 - Fax: (16) 3941-4114
E-mail: csei@abimaq.org.br