O setor de ferramentarias e modelações está diretamente ligado a tecnologia de fabricação de ferramentais, aplicáveis ao processo de produção industrial de peças metálicas, plásticas, cerâmicas, etc.
Estes ferramentais são fabricados de forma unitária e utilizados em produções seriadas, exigindo precisão tanto na concepção como em sua fabricação.
O setor está distribuído nos segmentos de: moldes de injeção de termoplásticos, moldes de injeção de metais, ferramentas de corte, dobra e repuxo e modelos para fundição em geral.
Dentre os trabalhos desenvolvidos por esta Câmara, destaca-se o projeto do "Centro Setorial de Tecnologia em Ferramentaria e Modelação", tendo por objetivo a criação de um Polo Industrial,envolvendo empresas do setor de ferramentarias, modelações e afins, juntamente com o Centro de Excelência Tecnológica.
Nossa história
No dia 06 de julho de 1987, reuniram-se na ABIMAQ 51 representantes de empresas do setor de ferramentarias e modelações, com o objetivo de identificar os problemas inerentes a esse segmento da indústria mecânica, para juntos encontrarem as soluções capazes de facilitar para esses fabricantes o acesso a novas tecnologias, desenvolvimento profissional, qualificação, etc.
Estava criado o Grupo de Trabalho dos Fabricantes de Ferramentarias e Modelações, sob a Coordenação do Sr. Cláudio Luiz Miquelin, tornando-se mais tarde o Departamento Nacional de Ferramentarias e Modelações (DNFM), sob a presidência do Sr. Ruy Andrade da Silva.
Dos vários trabalhos idealizados pelo DNFM, destaca-se o de criação de um Pólo Industrial para as empresas do Setor, o Centro Tecnológico de Design, Modelação e Ferramentaria.