Buscar por:  

Conheça a CSFM

O setor de ferramentarias e modelações está diretamente ligado a tecnologia de fabricação de ferramentais, aplicáveis ao processo de produção industrial de peças metálicas, plásticas, cerâmicas, etc.

Estes ferramentais são fabricados de forma unitária e utilizados em produções seriadas, exigindo precisão tanto na concepção como em sua fabricação.

O setor está distribuído nos segmentos de: moldes de injeção de termoplásticos, moldes de injeção de metais, ferramentas de corte, dobra e repuxo e modelos para fundição em geral.

Dentre os trabalhos desenvolvidos por esta Câmara, destaca-se o projeto do "Centro Setorial de Tecnologia em Ferramentaria e Modelação", tendo por objetivo a criação de um Polo Industrial,envolvendo empresas do setor de ferramentarias, modelações e afins, juntamente com o Centro de Excelência Tecnológica.


Nossa história

No dia 06 de julho de 1987, reuniram-se na ABIMAQ 51 representantes de empresas do setor de ferramentarias e modelações, com o objetivo de identificar os problemas inerentes a esse segmento da indústria mecânica, para juntos encontrarem as soluções capazes de facilitar para esses fabricantes o acesso a novas tecnologias, desenvolvimento profissional, qualificação, etc.

Estava criado o Grupo de Trabalho dos Fabricantes de Ferramentarias e Modelações, sob a Coordenação do Sr. Cláudio Luiz Miquelin, tornando-se mais tarde o Departamento Nacional de Ferramentarias e Modelações (DNFM), sob a presidência do Sr. Ruy Andrade da Silva.

Dos vários trabalhos idealizados pelo DNFM, destaca-se o de criação de um Pólo Industrial para as empresas do Setor, o Centro Tecnológico de Design, Modelação e Ferramentaria.
by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2017 Todos os direitos reservados.

Av. Jabaquara, 2925 - Mirandopolis - CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6375 - Fax: (11) 5582-6312
E-mail: csfm@abimaq.org.br