Buscar por:  

Conheça a CSMAT

A CSMAT congrega os fabricantes de máquinas e acessórios para a indústria têxtil nos seguintes segmentos: beneficiamento da fibra, fiação, tecelagem, acabamento e confecção do vestuário. Além do amplo espectro do setor têxtil abrangendo vestuário, cama e mesa, decoração, tecidos técnicos como os para elementos filtrantes, embalagens e aplicações em engenharia, entre outras, o segmento interage também com os setores de máquinas agrícolas, química e petroquímica, de onde recebe insumos básicos para produção de artigos têxteis (fibras naturais e sintéticas).


Nossa História   

A Indústria Brasileira de Máquinas e Acessórios Têxteis 

A fabricação de máquinas e acessórios têxteis foi uma das primeiras atividades da indústria metalmecânica a se implantar no Brasil. As primeiras iniciativas desse setor datam do início do século XX, surgidas para dar suporte à florescente indústria têxtil que se havia desenvolvido no País a partir, principalmente, dos primeiros anos da primeira República. 

Um evento de grande significado histórico que comprova o pioneirismo desse segmento da indústria mecânica em nosso país foi a fundação, em 1937, do então Syndicato dos Fabricantes de Machinas Textís que seria transformado, alguns anos mais tarde, no Sindicato da Indústria de Máquinas do Estado de São Paulo e, posteriormente, no atual Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas. 

Todavia, o primeiro grande surto de desenvolvimento desse setor ocorreu durante a II Guerra Mundial, estimulado pela demanda da indústria têxtil quando os principais fabricantes mundiais estavam mobilizados para as atividades bélicas. 

O segundo surto teve lugar no final da década de 50, com o famoso "Plano Metas" do governo Juscelino Kubitschek, com a chegada de alguns dos mais destacados e renomados fabricantes mundiais. Nas décadas de 60 e 70, quando a indústria têxtil brasileira atravessou o seu período de maior desenvolvimento em modernização, a indústria nacional chegou a atender perto de 80% da demanda interna de máquinas e acessórios. 

Diante dos impactos da abertura da economia e da avassaladora onda de globalização, aliados à crise de investimentos que atingiu a indústria têxtil brasileira, a produção interna de máquinas e acessórios passa por um processo de reestruturação, preparando-se para uma reativação, mas dentro das novas regras de um mercado aberto e competitivo.
by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2017 Todos os direitos reservados.

Av. Jabaquara, 2925 - Mirandopolis - CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6378 - Fax: (11) 5582-6312
E-mail: csmat@abimaq.org.br