A ABIMAQ MINAS GERAIS abrange os 853 municípios do estado. Iniciou suas atividades em fevereiro de 1988 no Centro Industrial de Contagem. Em maio de 1996 foi estrategicamente transferida para a cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
Trabalhamos em parceria com entidades, bancos e órgãos importantes, além do Governo do Estado, promovendo ações políticas e estratégicas para o desenvolvimento e fortalecimento da indústria local de máquinas e equipamentos, a atração de novos investimentos e a defesa de interesse de nossos associados.
Disponibilizamos aos associados um escritório completo, com sala de reuniões e toda infra-estrutura necessária. Este espaço é utilizado como uma extensão dos escritórios das empresas e representa mais uma vantagem competitiva dos associados ao Sistema ABIMAQ.
Além disso, fazemos a negociação coletiva com os metalúrgicos de várias regiões de Minas Gerais, apoiamos e realizamos feiras e eventos, cursos, palestras e workshops para capacitação com temas de interesse das indústrias do setor produtivo do estado, oferecemos também consultorias em diversas áreas, tais como: financiamentos, comércio exterior, relações industriais, trabalhista, tributário,inovação, e todo o portifólio de serviços da ABIMAQ.
Através de uma rede virtual de informações, estamos interligados ao escritório de São Paulo e as demais Sedes Regionais da ABIMAQ no Brasil proporcionando acesso prioritário a reuniões e informações sobre os assuntos de interesse deste setor industrial e a integração das empresas associadas com todo o parque fabril nacional.
Mais informações poderão ser obtidas através do E-mail srmg@abimaq.org.br ou pelo Telefone (31) 3281-9518 e Fax (31) 3284-8751.
SOBRE MINAS GERAIS
Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do país, com 20 milhões de habitantes (IBGE) que se distribuem por 853 municípios, sendo a unidade da federação brasileira com o maior número de municípios. Os municípios mineiros representam 51,2% dos existentes na região Sudeste e 15,5% dos existentes no Brasil.
Devido às suas características naturais, se destaca principalmente nos setores de metalurgia, mineração, agricultura e pecuária, automotivo e construção civil.
Minas Gerais lidera as Indústrias Mineral e Metalúrgica no Brasil. O nome “Minas Gerais” se refere a “mina”, em face das grandes reservas minerais, justificando o nome do Estado, mais de 300 minas operam em Minas Gerais (40% das grandes minas do Brasil).
Segundo Estudo da Fundação Getúlio Vargas – FGV para o IBRAM e o SINFERBASE, o Estado de Minas Gerais é responsável por quase metade de todo o valor gerado pela Indústria Mineral (sem petróleo e gás natural) brasileira, sendo estimado que a mesma gera impactos diretos e indiretos da ordem de 1,31% no total do PIB brasileiro.Por produto, há uma concentração em minerais metálicos (90%) – especialmente o minério de ferro – sendo os 10% restantes representados pelos minerais não metálicos.
Minas Gerais tem expressivo protagonismo no Brasil na produção de minério de ferro (66%), bem como na produção de nióbio, zinco, lítio, fosfato e calcário, entre outros – destaque, também, para rochas ornamentais, gemas e pedras preciosas.
Para mais informações sobre o estado, acesse os links abaixo:
Wikipédia
Anuário SEBRAE de Dados Socioeconômicos de Minas Gerais - 2017