Buscar por:  

Conheça a SRRP


ABIMAQ RIBEIRÃO PRETO


A sede da Abimaq Ribeirão Preto foi criada em 14 de Agosto de 2003 e inaugurada em 03 de Dezembro de 2003, abrangendo 31 cidades, sendo que para efeito de negociações, acordos ou convenções coletivas, são abrangidas 14 cidades deste grupo. Em 2011, a área de abrangência foi ampliada, passando a atuar em 96 municípios, sendo eles: Altinópolis, Américo Brasiliense, Araraquara, Barretos, Barrinha, Batatais, Bebedouro, Borborema, Brapuã, Brodowski, Buritizal, Cafelândia, Cajobi, Cajuru, Cândido Rodrigues, Cariguá, Casa Branca, Cássia dos Coqueiros, Catanduva, Colina, Cravinhos, Cristais Paulista, Dobrada, Dumont, Embaúba, Fernando Prestes, Franca, Gavião Peixoto, Guairá, Guará, Guarací, Guariba, Guatapará, Ibitinga, Igarapava, Ipuã, Itajobí, Itápolis, Ituverava, Jaborandí, Jaboticabal, Jardinópolis, José Bonifácio, Lins, Luis Antônio, Matão, Miguelópolis, Mococa, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Motuca, Nova Europa, Novais, Nuporanga, Olímpia, Orlândia, Palmares, Paulista, Paraíso, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Pindorama, Pirangi, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Promissão, Restinga, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Rincão, Sales Oliveira, Santa Adélia, Santa Cruz da Esperança, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, São José do Rio Preto, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Severínia, Tabapuã, Taiaçú, Taiúva, Tambaú, Taquaral, Taquaratinga, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto.

A região de abrangência da Abimaq Ribeirão Preto está inserida na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que foi instituída em 6 de Julho de 2016, e que compreende 34 municípios, que ocupam 14 787,890 km² (5,96% do Estado) e possui cerca de 1,7 milhão de habitantes (3,8% do Estado), sendo seu Produto Interno Bruto (PIB), em 2016, estimado em R$ 60,1 bilhões (2,96% do PIB do Estado). Assim, a região é considerada a 18ª mais populosa e o 17ª maior PIB do país, e com IDH alto, próximo a 0,8 (2010).

A região tem sua economia fortemente ligada ao agronegócio, com especial destaque para o setor sucroenergético, estando a indústria da região voltada em grande parte ao atendimento deste importante segmento industrial do país, tanto na mecanização da produção da cultura da cana-de-açúcar, quanto na planta fabril das usinas, contando a região com alguns importantes polos industriais.

A cidade de Ribeirão Preto, recebe anualmente uma das mais importantes feiras agrícolas do mundo, à Agrishow, com 520 mil m2, 800 expositores e 159 mil visitantes, reforçando a vocação da região ao agronegócio.

Mas a região também é reconhecida pelo seu polo calçadista, citrícola e de medicina, sendo este referência nacional em algumas especialidades.

A cidade de Ribeirão Preto também é um entroncamento importante de acesso às demais regiões do país, contando com malha rodoviária e com o aeroporto Dr. Leite Lopes, que é no interior paulista responsável por 43% da movimentação total de passageiros, 24% das cargas transportadas e 12% dos pousos e decolagens.

A região possui cerca de 300 empresas fabricantes de máquinas e equipamentos, das quais cerca de 80 são associadas à Abimaq.

Este grupo de empresa é bastante representativo, contribuindo com mais de 12 mil empregos diretos e um faturamento da ordem de R$ 6,5 bilhões, e atuação expressiva no comércio internacional.

A Sede da ABIMAQ em Ribeirão Preto é estratégica, pois além do extenso portfólio de serviços e benefícios que presta as suas associadas, é responsável por agrupar os pleitos locais e organizá-los de forma que sejam defendidos nos fóruns adequados, quer seja no âmbito estadual ou federal.

A realização de cursos e eventos específicos tem por objetivo preparar as empresas e também mantê-las alinhadas com os pleitos conduzidos pela Entidade nacionalmente, bem como, permitir que ampliem suas áreas de atuação no mercado nacional e também no processo de internacionalização.

Toda estratégia local, interlocução e alinhamento com a Sede em São Paulo, é realizada por uma diretoria regional, tendo a Sra. Alessandra Fabíola Bernuzzi e o Sr. Ronaldo Antonio Nogueira da Cruz, como representantes da ABIMAQ, e o Sr. Rodolfo Garcia e Sr. João Luiz Sverzut, atuando pelo SINDIMAQ.

Para 2019, além dos cursos e treinamentos programados, também está prevista a realização de eventos com o intuito de aumentar a expetise das empresas na área de financiamentos, comércio exterior e tecnologia 4.0.


by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2019 Todos os direitos reservados.

Avenida Presidente Vargas, 2001 - Sala 138 - Jd California - CEP: 14020-260 - Ribeirão Preto - SP
Tel: (16) 3941-4113 - Fax: (16) 3941-4114
E-mail: srrp@abimaq.org.br