Buscar por:  

As ações da ABIMAQ têm como meta central capacitar a indústria nacional  e defender institucionalmente e politicamente os interesses do Setor. Segundo o DATAMAQ o setor de bens de capital, representado pelas empresas fabricantes de máquinas e equipamentos, possui cerca de 7.300 empresas  instaladas no Brasil.

A ABIMAQ obteve conquistas históricas na aprovação de diversas medidas anunciadas para o setor de BK, resultantes do consistente trabalho realizado, como  por exemplo: a Linha Finame BNDES PSI, PEC BNDES, PSI Agrícola, Programa Mais Alimentos, Ampliação do limite Cartão BNDES para R$ 500 mil, PSI Inovação, Refin-BK etc.  Na área de defesa comercial, ações de anti-dumping e acompanhamento criterioso das solicitações de "EX" Tarifário.  São diversas frentes de trabalho, onde a entidade busca alternativas para garantir a competitividade das empresas do setor.

Neste contexto,  as empresas contam com o apoio estratégico das Sedes Regionais, responsáveis pelo atendimento local às empresas associadas e que visam  promover as articulações necessárias em nível Regional, garantindo que as empresas tenham voz ativa no encaminhamento de seus pleitos setoriais. As ações da entidade em nível  regional são coordenadas por uma Diretoria Regional que reúne-se mensalmente a fim de eleger as prioridades e analisar as demandas encaminhadas pelas empresas.

A  Sede Regional do Rio Grande do Sul foi inaugurada em 1988 e está localizada  em Porto Alegre no Centro de Eventos da FIERGS – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com o SESI, SENAI e outros Sindicatos Patronais. No escopo de atuação da  Sede Regional do Rio Grande do Sul,  destacamos: o  fórum bi-mensal o qual reúne os empresários do setor para um Almoço de Negócios, que visa promover  novas oportunidades de negócios às empresas , assim como, a  integração da comunidade empresarial; o GTSSTMA- Grupo e Trabalho de Saúde e Segurança do trabalho e Meio Ambiente que visa analisar  as questões relativas a área e propor medidas preventivas para sua empresa e  o Comitê Tributário com o objetivo de analisar o impacto das medidas fiscais adotadas pelos estados junto as empresas do setor.

Da mesma forma, temos empenhado esforços para  fazer da entidade um canal de negócios para sua empresa, aproximando fabricantes , fornecedores e prestadores de serviços através da atuação conjunta com demais entidades do setor e da realização de importantes  eventos, tais como: o Projeto GM  -Sinal Verde para os Negócios , o PAC – Posto Avançado de Cadastro da Petrobras , Seminário Técnico de Processos Industriais e  as reuniões almoço , totalizando 06 edições em 2010.

Igualmente, visando aumentar a competitividade das empresas  diante das dificuldades de mercado, em especial com a concorrência desleal com as importações irregulares que por vezes tem prejudicado as empresas fabricantes  locais,  estreitamos contatos com o Governo do Estado, com o objetivo de encaminhar propostas e sugerir ações no intuito de alavancar o setor no estado do RS. Em 2010 foram cerca de 16 audiências com os poderes públicos ( Governo Estadual, Secretarias, Assembléia Legislativa), que culminaram  na realização de uma Audiência Pública de Máquinas e Equipamentos  e na instalação de uma Frente Parlamentar para o Setor de Máquinas e Equipamentos, onde apresentamos nossas propostas para que o Estado adotasse uma política industrial que desse maior competitividade às empresas, novos mecanismos de financiamento, desoneração do investimento e principalmente, isonomia para competir em igualdade de condições com os demais mercados .

Entre em contato conosco e saiba mais sobre a ABIMAQ ( Estrutura, Áreas Técnicas, Utilização dos Serviços e Benefícios ) e os novos projetos da Sede Regional.

by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2017 Todos os direitos reservados.

Av. Assis Brasil, 8787 - Bloco 3 - Térreo - CEP: 91140-001 - Porto Alegre - RS
Tel: (51) 3364-5643 - FAx: (51) 3347-8763
E-mail: srrs@abimaq.org.br