Buscar por:  

CONHEÇA O GTARM

O Grupo de Trabalho Armazenagemde Grãos (GT-ARM) reuniu-se, pela primeira vez, em maio de 1998 com o objetivode criar uma linha de financiamento específica e voltada aos equipamentos paraarmazenagem de grãos. Os trabalhos seguintes ocorreram de forma esporádica atéque em março de 2014 estabeleceu-se efetivamente o GT junto à CSMIA - CâmaraSetorial de Máquinas e Implementos Agrícolas, para direcionar assuntosespecíficos deste importante e estratégico segmento industrial do País, que reúnefabricantes de silos, transportadores, secadores, máquinas de limpeza, termometria,entre outros equipamentos.

Segundo a FAO, o mundo precisarácrescer de forma exponencial sua produção de alimentos para atendimento da crescentedemanda mundial, sendo o Brasil responsável por grande parte deste volume. Paratanto, existe necessidade crescente de mecanização e tecnologia de produção quepermita elevar a produtividade, o que tem ocorrido ano após ano no Brasil,quase que sem variação da área cultivada, graças ao apoio do governo Federalaos programas contidos no Plano de Safra. Porém, um dos grandes gargalos dosetor produtivo sempre foi o déficit crescente de armazéns para estocagem dosgrãos, uma vez que estes não acompanham a evolução da produtividade, fazendocom que o agricultor perca parte da produção e também tenha menorrentabilidade, já que não tem como programar suas vendas e garantir melhorespreços.

Hoje a armazenagem de grãos noBrasil apresenta déficit estimado de 87 milhões de toneladas, com produção daordem de 257 milhões de toneladas e capacidade de estocagem de 170 milhões detoneladas.

A tecnologia da armazenagem degrãos é base estratégica para o país, pois eleva a rentabilidade do produtorrural, permitindo a venda programada da safra, a redução do transporte degrãos, as perdas no escoamento no período da safra, entre outros benefícios.

Desse modo, o GT-ARM atua emdiversas instâncias e fóruns com o intuito de esclarecer os benefícios daadoção desta tecnologia, bem como, de reduzir os gargalos de limitem a expansãodo setor.

by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2019 Todos os direitos reservados.

Avenida Presidente Vargas, 2001 - Sala 138 - Jd California - CEP: 14020-260 - Ribeirão Preto - SP
Tel: (16) 3941-4113 - Fax: (16) 3941-4114
E-mail: gtarm@abimaq.org.br