Buscar por:  

Assine o RSS

Voltar 24/04/2018

29.11

Dia do café



Um dos hábitos mais antigos da humanidade, o café é consumido em praticamente todo o mundo. São milhões de xícaras por dia que ajudam a despertar, que dão energia e aproximam as pessoas.

O café é um dos produtos básicos que mais se negociam no mundo todo, sendo produzido em mais de 60 países, proporcionado o sustento para mais de 125 milhões de pessoas e é particularmente importante para os cerca de 25 milhões de pequenos cafeicultores e suas famílias, que são os responsáveis pela maior parte da produção mundial.


Maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil é o segundo maior país consumidor (atrás dos Estados Unidos), com a marca de mais de 21 milhões de sacas industrializadas em 2017, estando presente em 98,5% dos lares brasileiros.

Criada há 45 anos, a ABIC sempre teve entre suas metas o fortalecimento do setor a partir da pureza e da melhoria contínua da qualidade do café ofertado aos consumidores.  Com esse compromisso, a entidade lançou, em 1989, o pioneiro Selo de Pureza, que desde então assegura aos consumidores um café puro, item básico da qualidade do produto. Outras certificações criadas ao longo dos anos foram o PQC – Programa de Qualidade do Café, conferido nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet, e o PCS – Programa Cafés Sustentáveis do Brasil. Todas essas certificações, assim como os respectivos selos estampados nas embalagens das marcas (que são monitoradas e analisadas periodicamente), são aliadas dos consumidores e garantia de produtos seguros.

A ABIC também tem como compromisso estimular e divulgar as pesquisas que comprovam os benefícios do café para a saúde humana. Consumido diariamente e em doses moderadas (de três a quatro xícaras ao longo do dia), o café é uma bebida que dá energia e disposição, sendo ainda um momento prazeroso e reconfortante. O consumo diário também pode contribuir na prevenção de várias doenças, como diabetes do adulto, câncer de cólon, de fígado e de mama, e doença de Parkinson entre outras.

Todos esses benefícios fazem do café uma grande paixão entre os brasileiros, que a cada ano tanto consomem mais quanto diversificam a forma de prepará-la, em casa ou nos escritórios, passando a saborear ao longo do dia cafés puro ou com leite, ‘espresso’ e cappuccinos, além de outros diversos drinques.
by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2019 Todos os direitos reservados.

Av. Jabaquara, 2925 - Mirandopolis - CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6476 - Fax: (11) 5582-6312
E-mail: csgf@abimaq.org.br