Buscar por:  

Assine o RSS

Voltar 11/10/2017 - E&P Brasil

ANP

Quem é o novo diretor da ANP


A diretoria da ANP ganhou nesta quarta-feira (11/10) um novo diretor com a nomeação de José Cesário Cecchi pelo presidente Michel Temer. Cecchi trabalha na ANP desde 1998 e ocupava o cargo de superintendente de Comercialização e Movimentação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural antes de ser indicado ao cargo de diretor.  Paralelamente, tem atuado como professor adjunto no Departamento de Engenharia Mecânica da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro desde 2000.

Cecchi é economista, formado pela UFRJ, mestre em Engenharia Nuclear (pela COPPE/UFRJ) e doutor em Engenharia de Produção (pela COPPE/UFRJ). Foi Coordenador Geral da Rio Ciência 92, evento paralelo à ECO 92, reunindo a comunidade científica nacional e internacional. Foi Coordenador Adjunto do Centro de Estudos de Energia – ENERGE, entre 1994 a 1997. Entre 1995 e 1998, foi Secretário Executivo da Comissão Especial da Matriz Energética do Estado do Rio de Janeiro – CEMEE.

Economista de visão neoliberal, é visto pelos amigos como gestor público que olha primeiramente para a sociedade e não para o mercado. Deve tornar a diretoria mais técnica, menos política, acreditam.

Leva para a diretoria da ANP conhecimento amplo do mercado de E&P e distribuição de gás natural no país no momento que o governo trabalha para fazer mudanças no marco regulatório do energético a partir do Programa Gás para Crescer.

Cesário vai comandar na ANP a área de Conteúdo Local, que atualmente é uma das mais importantes no órgão regulador. É a coordenadoria que tem comandado os trabalhos de análise dos pedidos de isenção de conteúdo local para projetos como Libra e Sépia e também discutido a minuta de resolução que pretende flexibilizar o conteúdo local a partir a da 7a rodada da ANP. As decisões têm enfrentado forte resistência da indústria fornecedora de equipamentos.

O novo diretor da ANP, que por muitas rodadas de licitação da ANP foi presidente da Comissão Especial de Licitação, também será responsável pela área de Desenvolvimento e Produção, que comanda a aprovação e fiscaliza a aplicação dos planos de desenvolvimento das petroleiras.

José Cesário Cecchi é o terceiro diretor da ANP indicado por Michel Temer. Décio Oddone, diretor-geral, e Felipe Kury estão no órgão regulador desde o fim de 2016.  Com a saída no último dia 29 de Waldyr Barroso do quadro de diretores da agência, Temer ainda tem uma vaga para compor no órgão regulador. A diretoria da ANP precisa agora definir quem assumirá as áreas que estavam com Barroso.

Fonte: E&P Brasil, 11 out. 2017

by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2017 Todos os direitos reservados.

Rua: São José, 20 - 18º andar - sala 1802 - Centro - CEP: 20010-020 - Rio de Janeiro-RJ
Tel: (21) 2262-5566
E-mail: cseno@abimaq.org.br