Buscar por:  

Assine o RSS

Voltar 12/01/2018 - E&P Brasil

FPSO

Quatro licenças para FPSOs em um só dia

O Ibama emitiu em um só dia cinco licenças ambientais para exploração e produção de petróleo e gás offshore no Brasil. Foi liberado um Sistema Antecipado de Produção, a instalação de quatro plataformas e uma campanha de perfuração de até sete poços, com um teste de formação. 

O Ibama autorizou a instalação de três dos sete FPSOs que a Petrobras pretende colocar em operação em 2018. Todas as unidades serão instaladas no campo de Búzios, área da cessão onerosa da Bacia de Santos.

Veja abaixo um panorama das licenças ambientais emitidas pelo Ibama no último dia 10:

SPA Sururu

A Petrobras foi autorizada a realizar o Sistema de Produção Antecipada (SPA) para o campo de Sururu, no pré-sal da Bacia de Santos. O projeto será feito pelo FPSO Cidade de São Vicente, unidade da BW Offshore, e tem licença ambiental até 29 de dezembro de 2019.

O campo de Sururu foi declarado comercial pela Petrobras em dezembro de 2014. A área faz parte dos trabalhados exploratórios desenvolvidos a partir da descoberta do poço 1-BRSA-618-RJS, no prospecto de Iara, no antigo bloco exploratório BM-S-11.

FPSO P-74

O Ibama emitiu licença de instalação para o FPSO P-74, primeira unidade do campo de Búzios, que tem validade até 18 de outubro de 2021. O FPSO P-74 está sendo integrado pelo Estaleiros do Brasil (EBR), em São José do Norte. O casco da unidade chegou no estaleiro no começo do ano passado e tem 326,2 m de comprimento, 56,6 m de largura e 28,6 m de altura. A plataforma, que tem capacidade para produzir 150 mil barris por dia de petróleo, deve entrar em operação no próximo ano.

FPSO P-75

A segunda plataforma de Búzios também teve sua instalação autorizada pelo Ibama até 21 de dezembro de 2021. O FPSO P-75 está sendo contruído no Estaleiro Cosco, na China. O diretor interino de Desenvolvimento da Produção da Petrobras, Hugo Repsold, esteve recentemente na China visitando o projeto. O FPSO tem capacidade para produzir 150 mil barris por dia de petróleo e 6 milhões de m3/dia de gás natural.

 FPSO P-76

Última unidade da cessão onerosa a entrar em operação neste ano, o FPSO P-76 será instalado no terceiro módulo do campo de Búzios, área da cessão onerosa da Bacia de Santos. A unidade terá capacidade para produzir 150 mil barris por dia de petróleo e está em integração no canteiro da Techint no Paraná.

Poços em Carcará 

A Statoil recebeu do Ibama licença ambiental para a perfuração de até sete poços na área do bloco exploratório BM-S-8, onde está a descoberta de Carcará, no pré-sal da Bacia de Santos. A licença, que é válida por quatro anos, libera também a realização de um teste de formação de curta duração em poço já existente. 


Fonte: E&P Brasil, 12/01/2018

by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2018 Todos os direitos reservados.

Rua: São José, 20 - 18º andar - sala 1802 - Centro - CEP: 20010-020 - Rio de Janeiro-RJ
Tel: (21) 2262-5566
E-mail: cseno@abimaq.org.br