Buscar por:  

Assine o RSS Notícias

Voltar 27/11/2015 - Fato Online

Governo reduz impostos

Governo reduz impostos de 158 máquinas e equipamentos industriais

Indústria automotiva é uma das beneficiadas pela redução de imposto de importaçãoABr

O governo reduziu a alíquota de importação de 158 produtos industriais, oriundos de Estados Unidos, China, Suíça e Alemanha. São artigos usados pelas indústrias automotiva, petrolífera, de mineração, energia, telecomunicações e de bens de capital, que não contavam com produção nacional. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (25).

De acordo com o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), a redução de alíquotas vai diminuir custos de projetos industriais, que totalizam investimentos de US$ 640,4 milhões. Serão beneficiados projetos para fabricação de motores para veículos, equipamentos de exploração de petróleo e equipamentos para sistemas de comunicação ótica, entre outros.

Para bens de capital, a alíquota caiu de 14% para 2% e, na maior parte dos produtos, com a nova alíquota vigorando até 30 de junho de 2017. Quanto aos bens de informática, as alíquotas variavam de 8% a 18% e foram reduzidas para 2%, com a mesma validade.

Antidumping

Ainda no Diário Oficial da União,foi publicada decisão que aplica antidumping provisório, por seis meses, às importações vindas da Alemanha, de EBMEG (éter monobutílico do etilenoglicol), composto químico usado com anticongelante automotivo. Com isso, o produto será sobretaxado em 24,7% quando comprado naquele mercado. A decisão visa proteger a indústria doméstica, uma vez que os preços praticados na Alemanha para exportação estão subcotados, em valor inferior ao praticado em seu mercado interno.

A empresa Oxiteno Nordeste S/A Indústria e Comércio foi quem pediu a análise por parte do governo brasileiro. O período investigado foi de janeiro a dezembro de 2014. 

by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2017 Todos os direitos reservados.

Av. Jabaquara, 2925 - Mirandopolis - CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6373 - Fax: (11) 5582-6312
E-mail: csfei@abimaq.org.br