Buscar por:  

Assine o RSS Notícias

Voltar 12/03/2018 - MASSA NEWS

ABIMAQ contra a reoneração da folha de pagamento

A Abimaq, entidade que representa a indústria nacional de máquinas e equipamentos, iniciou uma campanha contra a reoneração da folha de pagamento das empresas, prevista em projeto que está em pauta na Câmara.


Correspondências estão sendo enviadas pela associação a todos os deputados na tentativa de convencê-los de que é "inoportuno" votar a matéria em ano de eleições e num momento em que a economia começa a se recuperar. No texto, pede que eles votem contra a urgência na tramitação do projeto.


"Com mais de 50% do setor de máquinas apresentando pendências fiscais, a reoneração ocasionará o aumento do desemprego e da inadimplência, agravando ainda mais a perda de competitividade nas exportações e nas vendas para o mercado interno", comenta na carta o presidente executivo da Abimaq, José Velloso.


Na quarta-feira, o deputado Orlando Silva (PCdoB), relator do projeto, disse que o mérito da proposta poderá ser discutido na semana que vem, mas que as discussões sobre os setores que ficarão de fora da reoneração continuam. A medida é importante para o governo recompor receitas com a tributação da folha e reduzir as despesas com a restituição que precisa ser feita ao cofre do INSS por conta da desoneração.


A Abimaq pede que o setor representado por ela continue tendo sua folha desonerada e defende a manutenção da cobrança do adicional de 1% de Cofins-importação, que voltou a ser aplicado em agosto nas importações de mais de mil produtos, como medida mais eficaz para recompor receitas do governo.


A entidade argumenta que essa combinação seria favorável ao ajuste fiscal, apontando que a arrecadação do governo na taxação das importações de máquinas, estimada em R$ 730 milhões, seria superior às perdas, de R$ 540 milhões, estimadas com a desoneração do setor.


A Abimaq diz ainda que a reoneração da folha de salários aumentaria em 20% o custo de mão de obra das empresas, o que levaria a um aumento de 4% nos preços das máquinas, com impacto, portanto, no custo dos investimentos no Brasil.

by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2018 Todos os direitos reservados.

Rua: Marechal Deodoro, 630 17º andar CJ 1706 - Curitiba - PR
Tel: (41) 3223-4826
E-mail: srpr@abimaq.org.br