Buscar por:  

Assine o RSS Notícias

Voltar 10/08/2018 - ABIMAQ

INDUSTRIA 4.0

ABIMAQ PR realiza workshop sobre Indústria 4.0 
como diferencial na geração de negócios

 O processo de digitalização da operação industrial já é uma realidade dentro das indústrias brasileiras. A chamada Indústria 4.0., considerada a quarta revolução industrial, abre um universo de possibilidades para diferentes fabricantes. Para ampliar o conhecimento dos benefícios da automatização como diferencial na geração de negócios, a ABIMAQ Paraná realizou um workshop para cerca de 50 associados. O encontro aconteceu no Campus da Indústria / FIEP, no dia 2 de agosto.  

Representantes das empresas Abinox, Zorfatec Consultoria em Inovação, Goepik, Novidá Tecnology, Parker Hannifin, Cummins, Virtual CAE e Allexo Tecnologia apresentaram temas tais como a realidade aumentada, tecnologias disruptivas, monitoramento de condições para equipamentos via wireless e bluetooth, criação virtual de componentes mais leves e eficientes com redução de custos, otimização do design para manufatura aditiva (Impressão 3D) e, ainda, geração de economia e ganho de produtividade com baixo investimento.

 O evento teve como idealizador Ricardo Cilento, presidente da Câmara Setorial de Máquinas para a Indústria Alimentícia, Farmacêutica e Refrigeração Industrial (CSMIAFRI). Para ele, a Indústria 4.0 está modificando a maneira de gerar negócios por meio da tecnologia comparado com o que se fazia anteriormente. Cilento disse que é preciso despertar nos empresários a necessidade de mudar. “Hoje temos a internet das coisas e as máquinas conversam entre si. É preciso estar atento a essas mudanças”.

A parceria da ABINOX – Associação Brasileira da Indústria do Inox foi destacada por Cilento. Segundo ele, o Brasil é pouco competitivo com os mercados internacionais, sendo que um dos itens que o País perde competitividade é com o aço inox. “Precisamos aumentar o número de usuários que necessitam do aço inox, melhorando a tecnologia, a qualidade do inox brasileiro e aumentando a demanda, fazendo com que se tenha custos mais baixos a médio prazo”.

O diretor da regional da Abimaq, no Paraná, Ricardo Lie, que também é presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Gravação, Impressão, Acabamento e Conversão (CSMEG), destacou a importância de levar para mais perto do associado os conhecimentos dessa quarta revolução industrial. “É preciso desmitificar a aplicação da Indústria 4.0 para não ser entendido como um tema de altíssimo nível, quando na verdade pode ser aplicado no dia a dia das empresas e dos produtos por ela fabricados”.

by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2018 Todos os direitos reservados.

Rua: Marechal Deodoro, 630 17º andar CJ 1706 - Curitiba - PR
Tel: (41) 3223-4826
E-mail: srpr@abimaq.org.br