A indústria de máquinas para o setor da construção teve queda de 15% nos negócios para o exterior, enquanto as importações para atender o setor recuaram 38%. Já a produção de máquinas para agricultura voltada ao mercado externo caiu 20%, e a importação no mesmo segmento teve baixa de 30%.
Os números foram divulgados nesta semana pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em entrevista coletiva realizada em São Paulo. Os recuos levam em conta a comparação entre os negócios realizados nos meses de abril e maio deste ano.
Construção e máquinas agrícolas são dois setores com forte presença na indústria de máquinas instalada na região de Piracicaba, Campinas e Limeira. “A queda nos negócios no mercado interno e as exportações menores resultam em uma projeção, em 2015, de novo recuo anual nas vendas”, disse José Antônio Basso, diretor regional da Abimaq em Piracicaba.