Buscar por:  

Assine o RSS

Voltar 16/04/2018 - Informaq

PALAVRA DO PRESIDENTE

A ética e o exercício da transparência





A frase "A mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”, atribuída ao imperador de Roma Júlio César que a teria proferido quando decidiu se divorciar de sua esposa, Pompéia, nunca foi tão oportuna.

As denúncias de irregularidades dentro do âmbito corporativo que vieram a público nos últimos 3 anos não trouxeram à tona apenas as irregularidades e denúncias, mas também a necessidade de que se estabeleçam relações sólidas e duradouras dentro desse universo, com posturas não só éticas, mas extremamente transparentes.

Assim, a ABIMAQ/SINDIMAQ, no sentido de ampliar seus procedimentos éticos tornando-os mais transparentes, acaba de concluir seu ‘CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA’, que estará disponível a todos os associados, sendo o exercício obrigatório para todos os colaboradores, diretoria e prestadores de serviços, reiterando o princípio fundamental de que não só é, mas também parece e documenta um exercício ético e transparente.

Hoje, mais do que nunca, é necessária a adoção de códigos de conduta e ética mais rígidos, com a consequente disseminação dessas práticas entre funcionários, fornecedores, agentes financeiros, imprensa e, no nosso caso, associados.

Não custa lembrar que o termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. No nosso caso, o exercício da ética vai servir, como tem servido na prática até agora, para que haja um equilíbrio e bom funcionamento da ABIMAQ/ SINDIMAQ, possibilitando que ninguém saia prejudicado. 

Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social, sendo construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

No nosso caso, nas nossas entidades, esses conceitos aplicam-se na defesa do regime democrático, da isonomia competitiva e da livre concorrência, com restrito cumprimento da Lei e respeito às instituições, com empenho na construção de uma sociedade moderna, ética e socialmente justa e um firme posicionamento político, apartidário, em defesa dos interesses das empresas associadas e/ou representadas.

Quero lembrar ainda que ABIMAQ/ SINDIMAQ, nesses 80 anos de atividade, sempre soube construir relações de qualidade com associados e colaboradores, contribuindo para um bom funcionamento das rotinas de trabalho e para a formação de uma imagem positiva da instituição perante os públicos de interesse, como governo, cadeia de fornecimento e a sociedade em geral.

Com o Código de Conduta e Ética está sendo criado também o Comitê de Ética, bem como uma série de políticas e procedimentos, treinamentos e outras medidas de compliance que só farão aperfeiçoar as nossas práticas, trazendo inúmeros benefícios à nossa gestão transparente.

João Carlos Marchesan
Presidente do Conselho de Administração ABIMAQ / SINDIMAQ

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2018 Todos os direitos reservados.

Av. Jabaquara, 2925 - Mirandopolis - CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6368 - Fax: (11) 5582-6379