Buscar por:  

Assine o RSS

Voltar 16/03/2018 - Jornal Joseense News

ABIMAQ sedia evento do Ministério da Defesa







Diálogo da Indústria de Defesa reuniu especialistas para debater assuntos relacionados à Avaliação da Conformidade para Produtos de Defesa

            Nos dias 6 e 7 de março, a Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa, com correalização da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira de Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), promoveu o “Diálogo da Indústria de Defesa – Programa de Avaliação da conformidade para o setor de Defesa”, evento que reuniu especialistas para debater assuntos relacionados à Avaliação da Conformidade para Produtos de Defesa.

            A iniciativa, que tem como um dos objetivos fortalecer o acesso das Empresas de Defesa Brasileiras ao mercado externo, aconteceu no Centro de Convenções ABIMAQ, em São Paulo, e contou com a participação de integrantes da SEPROD, representantes das três Forças Armadas, do Ministério das Relações Exteriores, do Inmetro, da ABNT, entre outros órgãos e associações.

            Na abertura do evento, José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ, falou sobre a expectativa pela realização do evento. “Os assuntos relacionados à Defesa vem ganhando corpo dentro da ABIMAQ e têm um potencial muito grande. Existe o desejo de algumas empresas associadas pela criação de uma área específica de Defesa dentro da ABIMAQ. Um exemplo dessa tendência partiu do nosso maior estimulador, José Wilmar de Mello, que criou o Grupo de Trabalho do Setor Aeroespacial e Defesa (GTAero)”, ressaltou.

            Além de Diretor do GTAero, Wilmar é Diretor da ABIMAQ Vale e, no evento, destacou que as empresas precisam ser competitivas perante concorrentes de classe mundial. “Esse evento, que tem por objetivo fortalecer o acesso das Empresas de Defesa Brasileiras ao mercado externo, é de extrema importância para o desenvolvimento do setor”, salientou.

            Paulo José de Albuquerque, diretor de projetos da ABIMDE, agradeceu o acolhimento da ABIMAQ e cumprimentou a iniciativa do Ministério da Defesa. “Nosso setor demanda e necessita, neste momento, de uma solução e nós nos reunimos aqui para buscá-la da melhor maneira”, destacou.

            Representando a SEPROD, o Vice-Almirante Campos falou sobre a relevância do tema abordado no encontro. “Nossa equipe pretende discutir com o segmento da indústria as barreiras regulatórias e três questões que são fundamentais: aperfeiçoar os processos de certificação nas Forças Armadas, integrar a rede metrológica militar à rede metrológica nacional e robustecer a nossa certificação para enfrentarmos essas barreiras regulatórias”, afirmou.

            O “Diálogo da Indústria de Defesa” foi o primeiro de muitos passos a serem dados para atingir os objetivos discutidos para o setor, entre eles a Criação do Comitê Brasileiro de Defesa.

by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2018 Todos os direitos reservados.

Rodovia: Presidente Dutra, KM 138 - CEP: 12.247-044 - São José dos Campos-SP
Tel: (12) 3939-5733
E-mail: gtaero@abimaq.org.br